quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Olá!
Como primeira postagem nesse blog, gostaria de compartilhar parte de um texto, bem interessante, sobre as práticas mediáticas na Educação. Trata-se de uma abordagem sobre as diferentes mídias que podem ser, e efetivamente são, ferramentas pedagógicas e como tem sido essa utilização por parte dos professores.

Vamos ler?

"Suportes mediáticos mais conhecidos e amplamente utilizados na vida cotidiana como o rádio e a televisão não são ainda compreendidos pelos professores como ferramentas pedagógicas potencialmente ricas para utilização em atividades de formação docente e nas práticas com os seus alunos. Os cursos de formação de professores não abrem espaços para o estudo crítico dessas tecnologias como materiais importantes para o desenvolvimento de processos didáticos diferenciados. A prescrição governamental para a utilização de computadores e internet em educação, tecnologias digitais avançadas, apresenta também esses mesmos problemas de formação inadequada dos docentes, além de outras dificuldades que vão do acesso das escolas e dos professores a estes equipamentos à ausência de manutenção e atualização, à obsolescência rápida dessas tecnologias e à inadequação da estrutura curricular para a utilização plena em projetos interdisciplinares e articulados com outras realidades fora da escola, possíveis de serem realizadas a partir do uso pedagógico pleno e consciente dessas máquinas e seus periféricos.

Muito há, portanto, em todos os setores e níveis educacionais, a ser feito em relação ao uso das tecnologias de comunicação e informação em educação. Muitos são os desafios a serem enfrentados em todas as esferas para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o seu uso crítico e consciente pelos sistemas educacionais."
KENSKI, V.M. Educação e Tecnologias.
 Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200005&script=sci_arttext

Se quiser comentar... fique à vontade!
Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário